Adsense

terça-feira, 31 de março de 2009

Envelhecimento

ENVELHECIMENTO

O tempo voa: Novo estudo indica que envelhecimento começa aos 27 anos, quando capacidades como a rapidez de raciocínio entram em declínio!!

O que é envelhecer? Seria quando começam a faltar forças nas pernas e as costas ficam curvas? Ou quando os olhos já enxergam com dificuldade e os ouvidos escutam pouco? Na verdade, é um pouco de tudo. E muito mais. Pode ser uma ruga no rosto ou o enfraquecimento dos músculos. Porém, envelhecer não se restringe aos idosos. Para a medicina, o processo se inicia por volta dos 30 anos, quando o adulto está no auge de sua forma física.

A partir daí, dia após dia, as células mortas são repostas em ritmo mais lento. Os órgãos começam a reduzir de tamanho e, consequentemente, vão perdendo parte de sua função.

Na última semana, foi divulgada uma pesquisa que afirma que o pontapé para o envelhecimento ocorre ainda mais cedo e atinge jovens na casa dos 20 anos. Segundo cientistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, capacidades como as de noção espacial e rapidez de raciocínio entram em declínio a partir dos 27 anos. Por outro lado, a habilidade de acumular conhecimento, como enriquecer o vocabulário, continua funcionando bem e aumentando até os 60 anos.

O corpo humano se desgasta por dois motivos. Um deles é interno – o organismo enfrenta limitações biológicas e genéticas. Outro é culpa de fatores externos: estresse em excesso, cigarro, abuso de bebidas alcoólicas e exposição solar aceleram o processo.

"Apenas 30% do envelhecimento é genético. Os outros 70% são hábitos de vida. A estatística mostra a importância que têm as decisões que a pessoa toma sobre ela mesma" destaca o geriatra João Senger.

Envelhecer, porém, ultrapassa os aspectos físicos. Hoje, faz-se distinção entre o envelhecimento biológico e o psicológico. No psicológico, abandona-se a ideia de que o tempo deprecia a capacidade intelectual e funciona. Mesmo em idade avançada, os indivíduos mantêm potencial de desenvolver atividades de relevância, tanto para si próprios quanto para a sociedade.

"Quando a reflexão se volta para a aposentadoria, pode-se constatar sentimentos como perda de status, isolamento e discriminação. Entretanto, surgem também manifestações muito boas, como alegria e sentimento de missão cumprida. A terceira idade é um momento complexo, mas é quando a pessoa pode usar sua liberdade e o tempo livre para atividades prazerosas" ressalta a psicóloga Lúcia Cogo.

A pesquisa realizada é a seguinte: 

Especialistas da Universidade da Virgínia (EUA) propuseram à 2 mil participantes, entre 18 e 60 anos, jogos de memória, como palavras cruzadas, e atividades que exigiam relembrar detalhes de histórias. Confira algumas das conclusões do estudo:


> O pico da eficiência cerebral ocorre aos 22 anos

> Os primeiros sinais de declínio são registrados aos 27 anos

> A memória continua intacta até os 37 anos

> A capacidade de acumular conhecimento, como a ampliação do vocabulário, segue em forma até os 60 anos

> Terapias para retardar os efeitos do envelhecimento da mente podem começar a ser realizadas mais cedo.


E o profissional de Educação Física? Como pode adentrar neste meio?

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião a respeito deste assunto é de que o profissional de educação física deve trabalhar bastante na parte de física,para talvez previnir o envelhecimento precoce,creio também que seria bom trabalhar a parte psicológica,pois muitos deixam de fazer atividade física por pensar que estão velhos ou ultrapassados.Não creio que aos 27 anos um adulto começa a entrar nesta fase de envelhecimento mais sim,na minha opinião,o envelhecimento esta na cabeça de cada um,pois existem pessoas que tem uma idade avançada (3° idade),mas que fazem coisas que muitos jovens não conseguem fazer.Esta é minha opinião.Diego da Silva Bugs

    ResponderExcluir
  3. O profissional na área de educação física juntamente a um especialista na área psicologica tem muitas chances de retardar o envelhecimento precoce. Se apenas "30% do envelhecimento for genético e 70% hábitos de vida" cabe aos profissionais mostrar o caminho menos sedentário possivel a seguir. A idade traz consigo uma bagagem de experiencia e uma enorme sensação de liberdade para aqueles que fazem da 3°a melhor idade, quando é complementada por exercícios físicos. Rafael P Sinhorelli

    ResponderExcluir
  4. O profissional de educação física pode trabalhar para as pessoas terem uma qualidade de vida melhor, além de trabalhar apenas com a parte física da pessoa, o profissional também poderá trabalhar um a parte pisicologica, mantendo sempre um entusiasmo para a pessoa sempre se sentir bem em realizar qualquer atividade. Em relação ao declinio da pessoa, na minha opinião, dependerá muito de cada pessoa, pois conheço muitas pessoas que já estão na terceira idade, com a "cabeça" bem melhor que os jovens. Vanessa Fofonka Nunes

    ResponderExcluir
  5. eh,eu acho que nessa questão o nosso colega diego bugs está certo,concordo com ele quando ele diz que o profissional da educação fisica deve trabalhar mto a parte fisica do ser humano para talvez prevenir e retardar o envelhecimento do corpo e da mente!

    ResponderExcluir
  6. Bah,nesta questão eu concordo inteiramente com o nosso colega Diego Bugs,quando ele comenta que o profissional da educação física tem que trabalhar bastante a parte física,mas também deve estar trabalhando também da parte psicologica,emocional,entender o porque do seu aluno idoso estar com tal problema fisico apresentado,deve trablhar o fisico e o mental juntamente,em um certo equilibrio.

    ResponderExcluir
  7. A participação do profissional de Educação Física no trabalho com pessoas da 3ª idade pode ser muito importante de várias formas, como por exemplo, o educador físico pode mostrar para estas pessoas que elas serão capazes de prevenir muitas doenças através da atividade ou do exercício físico, e que poderão melhorar alguma doença que elas já possuem, o diabetes a hipertensão entre outros.

    Que não é porque elas chegaram na 3ª idade que o mundo acabou para elas, pelo contrário com mais tempo para se cuidar poderão desenvolver muitos trabalhos importantes, grupos de reuniões juntamente com o profissional de educação física que ficará ao lado delas para orientar, mostrar o melhor caminho a seguir.

    Através do exercício elas terão um objetivo, aumentarão a auto-estima que nesta idade fica baixa, aumentarão o grupo de amigos, pois depois de trabalhar a vida toda, nesta fase da vida deveríam pensar que é um novo início e não o fim de tudo.
    Patricia Lovato.

    ResponderExcluir
  8. “Apenas 30% do envelhecimento é genético. Os outros 70% são hábitos de vida.”Profissionais da educação física tem então total relação para quem quer retardar o envelhecimento , pois quanto menos sedentária for a vida da pessoa mais qualidade ela tera.Com exercicios fisicos também pode se recuperar uma parte do psicológico , trazendo mais confiança de que mesmo na 3ª idade é possivel praticar esportes e ter a mesma diversão de quando se é mais jovem.Com isso o stress , e o sedentarismo dão lugar a sensação de bem estar e vitalidade.

    ResponderExcluir
  9. Maikon Pedreira

    Ja à algum tempo eu e o prof. Rafael conversamos sobre esse assunto e na ocasião haviamos comentedo que as funções fisiologicas dimunuem proximo aos 30 anos de idade, debilitando a regeneração das celulas!Esse estudo veio ao encontro do que tinhamos falado na ocasião mostrando que devemos desde de cedo cuidar da nossa saude! Se com 30 anos ja estamos velhos imagina com 60 anos e sem nenhum cuidado com a saúde!

    ResponderExcluir
  10. concordo plenamente com nossos colegas que o profissional da educação física tem que trabalhar consequentemente a parte física,mas não esquecendo também que é extremente importante trabalhar também com a parte psicologica!Como diz o colega Maikon Pedreira se aos 30 anos de idade já apresentam diminuicões fisiológicas, quem dirá aos 60...70 anos.
    Portanto é bom sempre lembrar a todos para que cuidem de si mesmo, tanto na parte física tanto na parte psicológica.

    ResponderExcluir
  11. Realmente o tempo voa... Mas e agora, o que é envelhecer? O que os profissionais de Educação Física podem oferecer para melhoria ou auxílio no retardamento da velhice. Com certeza, envelhecer não é só idade, são vários fatores, físicos, mentais... E o profissional de Educação Física entra em quase todos. Claro que ele não vai conseguir fazer com que um indivíduo com determinada idade não apresente nenhuma dificuldade, pois não está ao seu alcance. Como relata o geriatra João Senger 30% do envelhecimento é genético. Mas no que diz respeito a qualidade de vida, o profissional da área pode auxiliar muito. Desde atividades ou exercícios físicos, que além de manter a forma ainda previnem algumas doenças, como podem trabalhar o emocional do idoso. As academias de hoje por exemplo já não se limitam mais a musculação, mas oferecem também lazer. Sabemos que assim como para algumas pessoas a velhice é vista como crescimento, para outras pode ser vista como incapacidade e estresse, até pelo fato de ser um momento de muitas perdas. Está em nós profissionais de Educação Física fazer a nossa parte para um envelhecimento mais saudável e feliz.

    ResponderExcluir
  12. O profissinal de Ed. Física inclui o idoso na sociedade de maneira saudavel, recreativa, fazendo com que ele se sinta capaz de realizar tarefas que pessoas mais jovens conseguem realizar sem dificuldades maiores. Claro que o desempenho de uma pessoa idosa em uma atividade é mais lento mas não impossivel de se obter. O lado psicológico também pode influenciar muito na vida de quem atinge a terceira idade, sensações de estorvo na vida dos outros de inutilidade, mas o que se deve passar a eles é a conciência de que o tempo passou mas não parou, e que tudo se adapta de acordo com o limite de cada um.

    Obs: Nossa esse google é loco vão ficar pensando qm é esse taekwondo que postou haushuahsuhauhsuah

    Carine Araujo

    ResponderExcluir
  13. Ainda bem que alguns colocaram o nome...

    Se não, como o professor vai adivinhar?

    Prof. Luciano do Amaral Dornelles

    ResponderExcluir
  14. A reportagem mostra que o processo de envelhecimento inicia aos 27 anos de idade no ser humano, ou seja, começamos com algumas alterações psicofísicas no organismo.
    A minha opinião é a seguinte: se mantivermos uma vida com atividades físicas e boa alimentação, conseguimos retardar um pouco esse processo, ou pelo menos ter um envelhecimento com senescência.

    Abraço,
    Leonardo Oliveira Macedo

    ResponderExcluir