Pedras que andam! Sim, você leu bem. Mas este mistério tem a sua explicação.
No deserto do Vale da Morte (EUA) existe uma zona chamada Racetrack Valley onde parece que as pedras têm vida própria e caminham sozinhas.
Como você pode ver nas fotos, grandes predas - algumas com mais de 200 quilos - deixar marcas na terra como si rastejassem pouco a pouco. Inclusive girão e formam ângulos retos.
Isso quer dizer que as pedras caminham? Muitas teorias foram elaboradas desda década 50 quando os cientistas começaram a estudar estre estranho fênomeno.
Alguém pode movê-las? Não, ninguém move aquelas pedras com mais de 200 quilos. As pedras estão vivas? Pois agora seria muito interessande descobrir que as pedras têm vida, mas teremos que dizer não, elas não se movem por própria iniciativa. Então, como "andam"?
Acontece é que o movimento das pedras só acontece no inverno, depois de uma tempestade. Racetrack Valley é uma planície e quando neva - muito pouco porque é um deserto - se forma um pequeno lago de dois centímetros. No inverno a água congela atrapalhando as pedras.
Pois bem, quando o gelo se funde, deixa as pedras livres sobre uma superfície muito deslizante (barro molhado). O ar se encarrega de fazer o resto.
O que não está explicado é como as pedras formam caminhos em ângulos retos. Param num lugar e o vento empurra na direção oposta? Pode ser.


Nenhum comentário:
Postar um comentário