Adsense

quarta-feira, 23 de março de 2011

Disciplina de Atletismo na ULBRA Gravataí

“O atletismo não é apenas a primeira modalidade esportiva que o ser humano praticou, é a atividade responsável pela sobrevivência do ser humano durante muitos séculos de sua existência.” Luciano do Amaral Dornelles
Arqueólogos e paleontólogos, mesmo unindo seus esforços não conseguiram precisar, com exatidão, o período geológico do aparecimento do homem na terra. Concordam que isso se deu a milhares de anos, que inicialmente a habitação foi precária e evoluiu das cavernas e habitações lacustres sustentadas por palafitas dos homens pré-históricos, as ocas e tabas dos nossos índios e, mais recentemente, evoluiu para casas e apartamentos nos edifícios modernos das nossas cidades, ou seja, para garantir sua sobrevivência, a humanidade desde seu início teve de colocar a inteligência a seu serviço, lutando contra duas grandes dificuldades: A intempérie e o meio hostil.
Muitas das provas atléticas que hoje conhecemos foram, originalmente, habilidades necessárias para a sobrevivência daquele homem primitivo. Tinha que correr para perseguir ou escapar de seus inimigos, quer fossem feras famintas, quer fossem homens pertencentes a grupos rivais e tinha que atacar animais que lhe proporcionavam alimentos e vestuários. Não há dúvida que suas corridas tomaram forma de provas de velocidade, tanto de grandes distâncias quanto as corridas mais curtas, e até com obstáculos, quando deviam saltar sobre pedras e outros impedimentos.
O homem primitivo lançou pedras e paus em animais, a fim de matá-los, e estes lançamentos devem ter dado origem ao que hoje conhecemos como disco, peso, dardo e martelo. A necessidade de saltar sobre correntes d’água e grandes pedras, deu origem, por sua vez, aos saltos em distância, salto com vara e o salto em altura. Observando o nosso selvagem e recolhendo informações dos historiadores, podemos deduzir o seguinte: “O exercício físico nasceu com o homem, e momentos após nasceu o atletismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário