Adsense

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Síndrome da Pedrada

por: Golonger   |   22.02.2013
Você sabe o que é a síndrome da Pedrada? O fisioterapeuta David Homsi fala aqui sobre as causas, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento.
Nomes estranhos, dores e sensações esquisitas. Forma de acontecer mais estranha ainda. O atleta está correndo quando de repente sente que alguém atirou uma pedra em sua perna. Ele sente uma fisgada seguida de um barulho na panturrilha. É a chamada síndrome da pedrada.
É uma dor súbita e forte na perna (panturrilha), que vem acompanhada de um edema (inchaço) e na maioria das vezes vem acompanhado de uma equimose (mancha roxa), que poderá ser proveniente de uma lesão muscular, em sua grande maioria ruptura muscular.
Acontece principalmente na corrida em subidas e nos “sprints” durante a competição/treinos.
Como o atleta está correndo e aquecido, ele tende a não parar sua atividade física, um erro muito comum, pois de uma lesão pequena pode tornar se uma lesão maior e o tempo de afastamento da corrida será muito maior.
Sintomas
- dor súbita e aguda
- queimação na região
- falta de equilíbrio e coordenação do membro afetado – perna, tornozelo, pé
- vermelhidão e sensação de inchaço
- incoordenação de movimentos dos pés
- dificuldade ou ausência de força para ficar na ponta dos pés
Diagnóstico
Feito por um médico, muitas vezes exames de imagem são realizados para saber o comprimento e que tipo de lesão para que possa ser orientado o melhor tratamento.
O médico opta por ultra sonografia na grande maioria dos casos, por ser de baixo custo e também de melhor eficácia para diagnosticar lesões musculares.
Tratamento
Aí entra o profissional de fisioterapia, onde de acordo com o grau da lesão muscular, sendo I, II ou III, o fisioterapeuta terá uma conduta com o atleta.
- RICE (repouso, gelo, compressão e elevação) para as primeiras 48 horas. Elevação da perna evita o inchaço.
- Fisioterapia analgésica: TENS, Ultra Som, laser por exemplo.
- Em uma fase tardia, focar em fortalecimento e reeducação muscular
- Retorno gradativo às atividades esportivas
- Deep-running
___________________
* David Homsi é fisioterapeuta especializado em Fisioterapia Esportiva e Músculo Esquelética e da Equipe de Medicina Esportiva do Instituto Dr. Osmar de Oliveira. Sócio-proprietário da David Homsi Fisioterapia Esportiva e Coordenador do Curso de Pós-Graduação Fisioterapia Esportiva IBRAMED-SP. Escreve artigos sobre Qualidade de Vida, Prevenção de Lesões em diversas revistas e sites, além de ser congressista e palestrante em cursos e congressos
Foto: Fernanda Paradizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário